quarta-feira, 28 de abril de 2010

Criando Menu, Botões e Banner em Flash

Continuando com mais um artigo sobre ferramentas diferentes para blog, segue uma sugestão para quem quer criar e elaboras novos menus e botões diferentes dos padrões do blogger. Ter um visual diferente pode ajudar muito em mostrar originalidade. Mas todo cuidado é pouco para não ficar ridículo. Bom gosto e prudência sempre são importantes.

Abaixo segue um tutorial de como instalar um Menu em Flash para o seu blog.


Recomendamos, se quiser ver, outras opções de Menus que são mais fáceis de instalar e usar em seu blog:
- Caixa de Opções do Arquivo do Blog - Menu Suspenso
- Menu Caixa de Opções

- Marcadores: Criar Marcadores de Postagens do Blog – trata de como classificar o conteúdo e criar links para eles.


Antes de continuar, quero avisar que este não é um recurso pra iniciantes. É um pouco complicado instalar essa ferramenta, primeiro porquê o site é em inglês, segundo porquê é uma aplicação em flash e, por último, será preciso hospedar um arquivo em um host, ou seja, você deve ter um local na internet para armazenar um arquivo. Por isso recomendamos outros recursos e formatos de Menus para seu blog logo acima.

Se vai continuar, entre nesse endereço:
- FlashVortex ~>
http://www.flashvortex.com/

Leia também os comentários de outros leitores no final do artigo.

O site é em inglês, mas é fácil de usar, pois o site é auto-explicativos. Tudo é feito via web, sem instalar nenhum programa e sem vc precisar saber programar em CSS, Flash ou HTML.

- Começa com escolher o que quer criar, ainda na página inicial do site.
- Ao clicar no que quer, será direcionado para uma outra janela onde você escolhe um modelo e pode editar esse modelo como bem entender.
- Edite e modifique cores, tamanho, estilo e links, conforme o padrão do seu blog e, no final da página copie o código.

- Cole o código num Gadget de “HTML/JavaScript” do seu blog e veja o resultado. (ver ERRATA abaixo)


Uma ultima recomendação:
Faça testes, modifique e repita as opções que quer para o seu blog antes de ficar com algo em definitivo.


Para obter o código HTML agora, que ajuda na incorporação dos elementos JavaScript criados no site acima citado, é preciso, ao final do processo de criação marcar a caixa “Include an installation help file with my download” – conforme a figura.

Será feito o download de um arquivo .ZIP (compactado), onde encontrará um outro arquivo em formato HTML com instruções e etapas de instalação.

Veja também como incorporar uma caixa de pesquisa em seu blog, para fazer pesquisas exclusivamente em seu conteúdo. E como criar um formulário de contatopara seus visitantes.